CURSO SYNTAXIS APROVAÇÃO

SEE/SP: cresce expectativa por 6.000 vagas em 2018

09/02/2018 Cursos

Secretaria Estadual de Educação já encaminhou pedido para realização de novo concurso para professores em 2018.

Cresce a expectativa pela realização do novo concurso público 2018 da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEE/SP) para o cargo de professor de educação básica II (PEB II). Acontece que na próxima semana, mais precisamente na quarta-feira, 31 de janeiro, será encerrada a validade da última seleção para o cargo, iniciada em 2013. Com isto, para que possa haver reposição de pessoal, já a partir de 2018, será necessária a realização de novo concurso. Para isto, o órgão já encaminhou pedido de autorização para a Secretaria Estadual de Gestão Pública (SGP/SP) para o preenchimento de 6 mil vagas de PEB II, o que agora depende de autorização por parte do governador Geraldo Alckmin. A necessidade de autorização do novo concurso já vem sendo defendida publicamente pelo secretário estadual de Educação, José Renato Nalini, que afirma que o novo concurso não acarretará aumento de gastos com o funcionalismo, uma vez que servirá apenas para reposição de pessoal já afastado ou suprimento de vagas que forem surgindo, de acordo com as necessidades. 
 
Vale lembrar que, mesmo com o grande número de remanescentes do último concurso convocados nos últimos meses, a necessidade de pessoal é muito grande. De acordo com o último levantamento pessoal, divulgado em 29 de abril de 2017, com base até 31 de dezembro de 2016, o cargo contava com nada menos do que 65.836 vagas em aberto.
 
Para concorrer ao cargo é necessário possuir formação de nível superior, com licenciatura na respectiva área de atuação. A remuneração básica inicial da carreira é de R$ 1.811,91, com jornada de trabalho de 30 horas semanais. 
 
Os concursos para o magistério costumam ser bastante disputados, tendo em vista que a última seleção para PEB II, considerada uma das maiores já realizadas pelo estado, registrou nada menos do que 322.700 inscritos para a generosa oferta inicial de 59 mil oportunidades.
 
 

Último Concurso

A seleção de 2013 contou com oportunidades para todas as diretorias de ensino do estado, para as disciplinas de artes, biologia, ciências físicas e biológicas, educação física, filosofia, geografia, história, língua inglesa, língua portuguesa, língua espanhola, matemática, química, sociologia e educação especial. A banca organizadora foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e os participantes foram submetidos a provas objetivas e dissertativas, abordando questões de conhecimentos pedagógicos e disciplinas específicas. Para a pontuação final também foram considerados títulos, com caráter apenas classificatório. 
 
A parte objetiva contou com 80 questões, com temas sobre a formação básica do professor, comum a todas as disciplinas, e a formação específica, variando de acordo com a área. Já a parte dissertativa foi composta de duas questões, versando sobre conteúdo indicado na Resolução SE 52, de 2013. 
 
 

PEB I

 
No caso de professor PEB I, o cargo ainda conta com concurso público em validade até 17 de fevereiro de 2019, tendo em vista a prorrogação do prazo do último certame, em fevereiro de 2017. Para a carreira, tramita na SGP/SP pedido de convocação para 2.076 remanescentes. 
 
O órgão também havia solicitado autorização para contratar 500 temporários, o que já foi atendido pelo governador, no último dia 5 de janeiro, com a autorização para contratação de 449 temporários para a carreira.
 

 



Informações

© 2015 CURSO SYNTAXIS APROVAÇÃO. Todos os direitos resevados. Desenvolvido por GlobalWS